Infelizmente, mesmo nos dias atuais, ainda vemos muitas pessoas fugindo da terapia e insistindo que não precisam desse serviço.
No entanto, sou da opinião que uma consulta com o psicólogo deveria fazer parte da rotina de qualquer pessoa que preze por sua saúde mental.
Ele é como se fosse o clínico geral da nossa mente e é capaz de nos ajudar com os mais diversos problemas.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Basta que você dê a chance e acredite na capacidade deste profissional em curar traumas, mostrar caminhos e te guiar por uma importante trajetória de autoconhecimento.
Abaixo, relacionamos dez problemas que podem ser totalmente curados através da ajuda de uma terapia bem feita e bem direcionada. Confira:
1 - Mostrar o sentido da vida
Todos nós temos alguns períodos em que nos desconectamos de nossos propósitos e sonhos e a preguiça parece reinar. No entanto, caso esta fase dure mais do que é considerado saudável, é uma boa hora para procurar a ajuda da terapia. Ter alguém para resgatar este amor pela vida é primordial.
2 - Relacionamentos
Nem sempre os relacionamentos são da maneira como gostaríamos. Pode ser por culpa dos outros ou pela nossa mesmo. É necessária uma dose de autoconhecimento para conseguir lidar com relacionamentos difíceis e para conseguir identificar onde está o problema. A terapia é extremamente indicada pra isso.
3 - Questões no trabalho
A vida profissional faz parte de quem se é e precisa ser satisfatória para que não se corra o risco de ter insatisfação crônica.
Leia também "Qual é o momento de fazer terapia?"
Caso o trabalho tenha se tornado um problema daqueles em que você se entristece só de pensar em ter que ir quando o despertador toca, é hora de buscar ajuda. Nem que seja para conseguir encontrar a coragem que te falta para pedir demissão e sair em busca de uma nova jornada.
4 - Negatividade em excesso
Se você sente como se uma nuvem negra pairasse sempre sobre a sua cabeça, alguma coisa está errada. Excesso de pensamentos e atitudes negativas só fazem mal a você mesmo e a todos que convivem contigo.
5 - Problemas com sua autoimagem
Se você tem se sentido com a autoestima baixa ou tem problemas em relação à sua sexualidade é uma boa hora para buscar terapia. Afinal, se a sua imagem não te satisfaz, provavelmente nada será capaz de te fazer feliz. É preciso buscar e entender os motivos que te fazem sentir assim.
6 - Pessimismo
Viver pensando apenas em resultados ruins é uma forma muito errada de levar sua vida. Se isso tem te visitado com frequência, a terapia pode te indicar um novo caminho e uma maneira bem melhor de se ver as coisas.
7 - Traumas
Este é um dos motivos mais recorrentes que levam as pessoas até um consultório psicológico. Traumas e problemas grandes que nos marcaram precisam ser tratados com a ajuda de um profissional o quanto antes. Afinal, esse tipo de coisa costuma travar sua vida e te impede de evoluir.
8 - Dificuldades em lidar com sentimentos
Os sentimentos são parte importante de nossa personalidade e de nosso cotidiano. É preciso saber lidar com os altos e baixos, alegrias e tristezas. Caso você tenha dificuldade em enfrentar situações que envolvam sentimentos, o ideal é que procure terapia o quanto antes. O bem estar emocional é um dos grandes pilares desta ajuda.
9 - Busca de autoconhecimento
O autoconhecimento é primordial para se ter uma vida boa. É preciso saber quais são seus maiores desejos e quais as armas que você tem para buscá-los. A terapia pode te guiar em uma importante jornada em busca de conhecer a si mesmo.
10 - Aprender a lidar com perdas
Infelizmente a vida nem sempre será um mar de rosas e aprender a lidar com as perdas do dia a dia é parte importante para continuar a jornada sem grandes problemas. Caso você sofra demais ou fique sem rumo quando uma perda acontece, é hora de buscar ajuda na terapia, sem dúvida alguma.
A terapia é muito mais do que um recurso para momentos de crise; ela é uma ferramenta de cuidado, prevenção e transformação.
Buscar ajuda psicológica não significa fraqueza, mas sim coragem para enfrentar dores, limitações e inseguranças de forma saudável.
Ao abrir espaço para o diálogo com um profissional, você fortalece sua autoestima, melhora seus relacionamentos e encontra novos caminhos para lidar com os desafios da vida.
Permita-se viver essa experiência: cuidar da mente é investir em equilíbrio, crescimento pessoal e bem-estar.
Terapia: