O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalizar energia vital e promover equilíbrio em diferentes níveis do ser.
Criado no Japão, no início do século XX, esse sistema de cura energética vem sendo cada vez mais reconhecido como um complemento eficaz aos cuidados da medicina convencional.
Durante uma sessão, a energia flui de forma natural, ajudando a liberar bloqueios, reduzir o estresse e estimular a vitalidade.
Mais do que uma técnica, o Reiki é um caminho de autoconhecimento e harmonia, capaz de transformar o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
Ao longo deste artigo, você vai entender o que acontece em uma sessão, conhecer os principais benefícios e aprender técnicas práticas de Reiki para aplicar no seu dia a dia.
O que acontece com seu corpo numa sessão de Reiki
Em 1980, uma pesquisa realizada pelos doutores Robert Becker e John Zimmerman investigava quais eram os efeitos de algumas terapias energéticas nas pessoas, enquanto as práticas aconteciam. Uma destas energias estudadas foi o Reiki.
O estudo revelou que os padrões de ondas cerebrais, tanto dos praticantes como dos receptores, estavam sincronizados no estado alfa. Este estado leva a pessoa ao profundo relaxamento, muito visto em praticantes de meditação.
O que mais impressionou é que as ondas cerebrais estavam na mesma harmonia e frequência com o campo magnético da Terra. Esta é conhecida pela ciência como Ressonância Schumann - 7.86 Hz.
Foi constatado na investigação com o Reiki que o campo bioenergético das mãos dos praticantes é mil vezes maior que o normal, sendo que este não é um resultado da corrente interna do corpo.
Em 1997, o pesquisador Toni Bunnell, sugeriu que o terapeuta canalizasse esta vibração por meio da Ressonância Schumann, devido à ligação do campo de energia entre o praticante e a frequência do campo eletromagnético da Terra.
Este tema foi discutido entre o Prof. Poul Davies e o Dr. John Gribben em ‘O Mito Matéria’ (1991), mostrando que o tema estava ligado à visão física de um Universo vivo em que tudo está conectado.
Isto intensifica a experiência daqueles que recebem o Reiki com frequência, seja em uma sessão ou no autotratamento. Intensifica também a expansão de consciência e o sentido de unidade que alcançam.
A pesquisa mostra também que a pulsação do campo bioenergético que é emitido pelas mãos do praticante está na mesma frequência das ondas cerebrais, de 0,3-30 Hz, chegando a 7 – 8 Hz, o estado alfa.
Pesquisas médicas independentes demonstram que esta série de frequências estimula as cicatrizações do corpo, ajudando na regeneração de um nervo, no crescimento ósseo, na reparação de um ligamento e até na formação capilar, desde que a frequência esteja adequada aos diferentes tipos de tecido.
Pesquisadores explicam que ondas cerebrais não chegam a ficar confinadas no cérebro, mas estão circulando por todo o corpo por meio do sistema pireneural.
Durante um tratamento, estas ondas emitem pulsos no tálamo do cérebro do praticante, que reúne forças cumulativas que fluem para todos os nervos periféricos do corpo, inclusive para as mãos. O mesmo acontece ao receptor quando recebe o Reiki.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o tratamento com Reiki, mais do que qualquer outro, promove a reparação de lesões e favorece o reequilíbrio dos sistemas biológicos do corpo, com destaque à característica especial de que todos são beneficiados em uma sessão, tanto o praticante quanto o cliente.
O que torna o Reiki mais popular a cada dia é a sua neutralidade com crenças espirituais, possibilitando ser usado em ambientes médico e psicológico por qualquer pessoa, independentemente de sua religião e filosofia. O Reiki é um despertar interno, que promove nossa transformação e realização como ser humano.
5 benefícios que o Reiki nos oferece
Não é novidade o quanto o Reiki nos favorece a níveis físicos, emocionais e espirituais. Eu poderia citar aqui milhares de benefícios, em todos os níveis, mas, para não alongarmos o texto, vou citar apenas cinco a nível físico.
Fortalecimento do sistema imunológico
Fortalece todo o nosso sistema imunológico com o aumento dos linfócitos (são os grandes responsáveis pelo controle do nosso sistema imunológico e pelo combate natural às doenças) e consequentemente nos auxilia a combater várias doenças.
Melhora na qualidade do sono
Os distúrbios do sono são muito mais comuns do que imaginamos, e isto se deve ao nosso estilo de vida agitado, entre outras cargas que carregamos.
Quando recebemos Reiki, seja por um Reikiano ou pela autoaplicação, nossa mente e consequentemente nosso corpo físico entra em estado de relaxamento. Muitas vezes quem recebe a energia a relata como algo profundo e de plenitude.
Regula o ritmo da perda ou ganho de peso
Uma das finalidades do Reiki é equilibrar o fluxo de energia, o que auxilia o equilíbrio do peso. O Reiki pode estabilizar o apetite, nos deixando mais consciente das necessidades nutricionais do corpo, além de aliviar o estresse que é um dos principais causadores de distúrbios alimentares.
Acelera a cicatrização de feridas
Quando sofremos um corte ou passamos por um tratamento pós-operatório, aplicações de Reiki no local aceleram consideravelmente a cicatrização, já que a energia promove as células a trabalharem mais rápido no local. O Reiki é ótimo para estancar o sangue.
Reduz a pressão sanguínea
A pressão alta afeta milhões de homens mulheres no mundo todo, levando-os muitas vezes a ter uma variedade de problemas de saúde, tais como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, ataques cardíacos, entre outros.
Quando somos tratados com Reiki, pelo equilíbrio de energia que é causado em nosso corpo e pela ação direta em nosso sistema linfático e outros, é perceptível a melhora da pressão em pacientes com este problema.
Reiki é uma terapia complementar e nunca deve ser substituída pelos métodos da medicina tradicional. Nunca deixe de ir ao médico quando sentir que não está bem.
O Reiki pode ser praticado por todo o tipo de pessoa, independente de sua religião ou credo. É uma prática de amor incondicional, pois precisamos estar dispostos a “doar”, quer seja para nós ou aos outros.
Reiki: o remédio contra a crise
Seja na televisão, rádio, jornal, internet, ponto de ônibus, na rua, em qualquer lugar que esteja só escutamos a palavra “CRISE”. Primeiro a crise financeira, depois econômica, política, esportiva e infelizmente não para por aí. Mas é verdade, se olharmos rapidamente ao nosso redor perceberemos a crise estampada no rosto de cada pessoa (e falo apenas do Brasil hein). Repare que os que estão empregados, estão em crise e os que estão desempregados também estão. Então, como enfrentar este processo que mais parece uma doença altamente contagiosa?
A primeira pergunta que devemos fazer é: “Onde, de fato, está a maior crise?”. A minha resposta inicial para este questionamento é que a crise está dentro de nós!
Vou explicar melhor... Passe o dia inteiro falando para si mesmo: “Eu sou doente, eu estou muito doente...”, e assim em diante. Muito provavelmente ao final do dia você não estará muito bem e a probabilidade de ficar realmente doente é bem grande. O que ocorre é que quando a nossa mente é condicionada de forma repetida com uma determinada informação, automaticamente o nosso cérebro entende que esta é real e passa a nos enviar orientações com base nesta nova “realidade”, influenciando assim cada momento de nossa vida.
Agora, veja bem, não estou dizendo que as crises não sejam reais e não nos afetem, pelo contrário, são bem reais, mas não podemos deixar que essa energia que circunda o tema tenha domínio sobre a nossa vida e nos influencie a ponto de enfraquecermos perante as adversidades do cotidiano.
Para nos livrarmos deste “veneno mental”, a prática do Reiki será um ótimo remédio e apoio durante este e qualquer outro processo que venhamos a passar, seja ele interno ou externo.
Quando nos encontramos em momentos de crise, angústia e sofrimento, devemos usar e abusar dessa energia divina na qual fomos iniciados.
Ao nos auto aplicar Reiki, teremos primeiramente, uma limpeza física, depois emocional e na sequência espiritual.
Toda esta limpeza nos propiciará um relaxamento físico, diminuindo o estresse e a tensão. Trará equilíbrio espiritual, pois nos conectará diretamente com o nosso Divino, por meio de uma energia pura e repleta de amor, despertando a compaixão, tolerância, amor pelo o próximo e por “último” (a cereja do bolo para esta questão), iniciará um processo profundo de limpeza mental, clareando a nossa mente e expandindo a nossa consciência, nos dando assim o equilíbrio para lidarmos com as reais situações de nossa vida.
Quando alcançamos este equilíbrio e temos esta expansão da consciência, teremos a capacidade de aceitar as situações externas como elas são, e não permitiremos que as mesmas nos influenciam internamente, possibilitando não só encontrar soluções alternativas, mas também equilíbrio emocional para lidar com estes desafios.
Esta prática deve ser feita constantemente, seja quando acorda, quando está tomando banho ou antes de dormir, você escolhe. Não lhe consumirá mais que 5 minutos diários, aprenda a técnica Hesso Chiryo Ho de aplicação completa em um único ponto no próximo artigo desta série.
Técnicas de Reiki
O Reiki é uma prática versátil, e sua energia pode ser aplicada de diferentes formas, desde o autocuidado até o envio à distância. As técnicas variam em intensidade e propósito, mas todas têm em comum a busca pelo equilíbrio energético e pela expansão da vitalidade.
A seguir, você conhecerá alguns dos métodos mais utilizados pelos reikianos, que podem ser praticados tanto para fortalecer a própria energia quanto para auxiliar outras pessoas, alimentos ou situações.
Hesso Chiryo Ho: Técnica Reiki de auto-aplicação completa
Uma das práticas mais importantes, citada inclusive pelos grandes Mestres de Reiki e a técnica japonesa conhecida como Hesso Chiryo Ho, que significa “Técnica de tratamento pelo umbigo”.
Este tratamento tem um efeito rápido e profundo de limpeza a nível emocional e físico, agindo diretamente sobre as emoções e energias mais “pesadas” ou densas.
Esta é uma prática que deve ser realizada constantemente como auto-tratamento, no qual pode ser usado em diversas situações, liberando do Reikiano emoções, sentimentos e energias que estão estagnadas e de alguma forma gerando desequilíbrio.
Esta técnica deverá ser trabalhada diretamente no umbigo, no qual é considerado o ponto crucial de todas as doenças, pois está localizada no centro energético do corpo (Hara), que é responsável pela energia física e vitalidade.
Realizando a técnica Hesso Chiryo Ho:
- 1. Primeiramente feche os olhos e se conecte com a energia Divina do Reiki;
- 2. Peça ao seu Divino que lhe guie através de sua intuição;
- 3. Ao sentir a energia fluindo por suas mãos, permita que ela percorra todo o seu corpo;
- 4. Medite por um minuto ou o quanto achar necessário;
- 5. Posicione o dedo médio de sua mão dominante dentro do umbigo, realizando uma pequena pressão por algum tempo, até sentir uma pulsação na ponta do dedo seguido de um pequeno relaxamento;
- 6. Para poder sentir mais o processo, mantenha os olhos fechados, sentindo que a energia flui por todo o seu corpo. É recomendado que fique nesta posição por cerca de cinco a dez minutos;
- 7. Se for iniciado nos símbolos sagrados, pode realizar o Cho Ku Rei sobre o umbigo antes e após realizar o procedimento;
- 8. Siga a sua intuição se achar necessário realizar a ativação de outro símbolo ou realizar outra posição após a Hesso Chiryo Ho;
- 9. Ao acabar, retire o dedo do umbigo e agradeça pela conexão com o Reiki.
Outra maneira de aplicar esta técnica, é colocar a mão em forma de concha sobre o umbigo e direcionar mentalmente a energia para dentro de seu corpo.
Esta é uma das muitas possibilidades que o praticante de Reiki pode usar para sua prática, seja em si mesmo ou em outra pessoa.
Como energizar sua comida com Reiki
Todos nós sabemos o quanto o Reiki é maravilhoso e benéfico, mas você já imaginou como poderia levar esta energia a todo seu corpo, tendo certeza de que estará alcançando cada célula?
Existe uma forma e é por meio da alimentação. Irei apresentar uma técnica para energizar a sua comida com Reiki, fazendo com que seu prato e a sua comida recebam uma vibração divina, beneficiando todo mundo que comer.
Para energizar sua comida com Reiki, siga estes passos:
- 1. Tendo a comida pronta, limpe sua mente, se conecte ao Reiki e deixe a energia fluir;
- 2. Coloque suas mãos sobre ou voltada na direção da comida. Imagine que exista uma nuvem de energia sobre todo o local onde a comida será colocada, caso suas mãos não possam cobrir tudo. Se desejar algo mais específico, imagine uma cor, como o verde, para promover mais saúde e amor;
- 3. Desenhe sobre todo o local os símbolos do Reiki Cho Ku Rei e depois o Sei Hi Ki, promovendo o poder de cura e proteção para todo o alimento;
- 4. Após desenhar os símbolos, permaneça com as mãos impostas sobre os alimentos por pelo menos cinco minutos ou pelo tempo que achar necessário, guiando toda esta energia para cada centímetro dos alimentos;
- 5. Antes de terminar, desenhe novamente o Cho Ku Rei sobre todo o local e sinta gratidão.
Com esta prática, após comer, todos os nutrientes da refeição que estão imbuídos com Reiki irão se espalhar por todo o seu corpo, promovendo a cura de dentro para fora.
Faça desta prática simples um hábito diário e veja as maravilhas que trará para sua saúde física e mental.
Envio de Reiki pelos olhos: Gyoshi ho
Você já ouviu falar de uma técnica de envio de Reiki pelos olhos? Esta técnica se chama Gyoshi Ho e é melhor praticada por quem já tem o nível 2.
Bem sabemos que o Reiki pode ser emanado por todo o nosso corpo, pois, quando recebemos a energia, ela se irradia por todas as extremidades. No entanto, esta prática não deve ser realizada sem experiência.
O mais correto é que, quando for treinar, esteja acompanhado de seu mestre Reiki, pois pode causar um cansaço maior na visão. Então, se você tem algum problema, como catarata ou outra coisa, fale com seu mestre antes de realizar a técnica de envio de Reiki pelos olhos.
Vamos à prática:
- Esvazie sua mente, retirando todo e qualquer pensamento negativo;
- Sinta seu corpo e se conecte com a energia Reiki.
- Assim que sentir a energia fluindo por seu corpo, olhe para a área afetada e deixe a energia fluir pelos seus olhos. Não focalize a imagem, mantenha seus olhos relaxados e tranquilos;
- Deixe a energia fluir tranquilamente pelos seus olhos, não faça esforço. Caso sinta necessidade, você pode utilizar as mãos.
Caso você sinta alguma dificuldade de envio, não force. Limpe os olhos com água e, quando estiver pronto, pode retomar.
Técnicas de Reiki a distância
Uma das características mais fascinantes do Reiki é sua capacidade de ultrapassar barreiras de espaço e tempo. As técnicas de envio à distância permitem que a energia seja direcionada para pessoas, ambientes ou situações, oferecendo apoio e cura mesmo quando não há contato físico.
O Reiki à distância pode ser realizado a partir de qualquer lugar do planeta, pois não existe limite de espaço e tempo entre quem emite e quem recebe.
O tratamento de cura à distância com Reiki é uma ferramenta complementar que tem sido praticada com sucesso por milhares de anos, beneficiando e promovendo a cura da mesma maneira que uma aplicação presencial.
Para se enviar a energia Reiki à distância, é necessário que o reikiano tenha o nível 2 pelo método tradicional ou que tenha recebido os devidos símbolos e iniciações em outra linha de Reiki que o possibilite da mesma maneira.
Vou expor aqui 3 técnicas simples de enviar Reiki à distância:
Técnica da foto
Devemos ter em mãos a foto de quem irá receber o Reiki, de preferência que esteja sozinho na imagem.
Coloque a foto sobre a mão esquerda e com a direita sobre a imagem (se for a dominante), você irá desenhar nesta ordem os símbolos > Cho Ku Rei, How Sha Ze Sho Nem, Sei He Ki e logo após o Cho Ku Rei novamente. Lembrando que devemos pronunciar o nome do símbolo sempre três vezes durante ou após o desenho para que seja ativado.
Após ativar os símbolos, cubra a foto com a mão direita, fechando-a entre suas mãos e deixe a energia fluir por uns 15 minutos ou pelo tempo que achar necessário. Quando finalizar, desenhe o Cho Ku Rei e agradeça pelo envio.
Técnica da redução
Reduza entre suas mãos imaginariamente o tamanho da pessoa que irá receber o Reiki.
Com a mão dominante, desenhe os símbolos na seguinte sequência – Cho Ku Rei, Hon Sha Ze Sho Nem, Sei He Ki e Cho Ku Rei. Não se esqueça de dizer seus respectivos nomes 3 vezes para ativar.
Deixe a energia fluir por 15 minutos ou pelo tempo que achar necessário. Quando terminar, faça o Cho Ku Rei e agradeça pelo envio.
Técnica da vela
Com esta técnica você pode enviar Reiki para muitas pessoas ao mesmo tempo e de forma contínua por um tempo determinado.
Pegue uma vela, de preferência branca ou de cores claras. Siga sua intuição.
Com um lápis, desenhe sobre a cera os símbolos Hon Sha Ze Sho Nem, Sei He Ki e Cho Ku Rei, e com a mão dominante, ative cada símbolo.
Em uma folha de papel, escreva o nome completo das pessoas para quem deseja que o Reiki seja enviado.
Coloque a vela sobre a folha (você pode usar uma vela de 7 dias ou um suporte de alumínio para que o papel não se queime posteriormente).
Faça novamente os símbolos no ar, diante da vela, na seguinte ordem - Hon Sha Ze Sho Nem, Sei He Ki e Cho Ku Rei.
Peça que a energia Reiki seja direcionada para o bem maior de todos aqueles que estão escritos no papel. Se quiser, pode falar o nome de cada pessoa. Agradeça e confie.
Enquanto a vela queimar, a energia Reiki estará sendo direcionada para todos que estão no papel. Não existe uma regra para as aplicações de Reiki, o mais importante é seguir a sua intuição.
O Reiki é muito mais do que uma técnica: trata-se de um caminho de conexão, equilíbrio e transformação.
Ao experimentar seus benefícios, seja por meio da autoaplicação, da energização de alimentos, do envio pelo olhar ou até mesmo à distância, percebemos que a energia vital está sempre disponível para nos fortalecer e harmonizar.
Essa prática nos convida a cultivar serenidade diante dos desafios, a cuidar de nós mesmos com mais amor e a compartilhar a cura com o mundo ao nosso redor.
Quando praticado com respeito e dedicação, o Reiki se torna uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e bem-estar integral.
Reiki: